domingo, 19 de junho de 2011

Cadê as crianças?


Alguém as viu por aí? Elas aínda existem ou foram abduzidas do mundo?
Você deve está se perguntado por quê estou fazendo essas perguntas...
Porque simplesmente, ao meu ponto de vista, não existe mais criança.

Antigamente, você as via na rua, brincando de bola, de amarelinha, pique-pega, pique-escode, pique-bandeirinha e mais piques que existisse.


A gente acreditava em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa, tanto que acreditávamos que os presentes e chocolates, eram eles quem davam, enquanto nosso pais se endividavam...
Hoje não tem mais nada disso.

Os seres saem do estado de bebês para o estado de adolescentes, deixando a melhor fase da vida, passar desapercebido.

Na minha infânica, eu fui muito criança e acredito que todos que conheci, também foram.
As meninas, brincavam de casinha, boneca, mãe e filha, cabeleleira, de fazer comidinha com os conjuntinhos de panelinhas que ganhávamos...
Os meninos, brincavam de bola, carrinho, soltar pipa, polícia e ladrão e implicar com as meninas.
E quando nos juntávamos, era quando entrava os ''piques'', pega-pega, volei no meio da rua com a corda que uma vizinha tinha...
Era muito bom! Ô saudades.


O que houve?
Por quê essa mudança tão rápida?
Tenho 20 anos e o espaço entre eu e minha sobrinha mais velha, é de apenas 8 e ela não curtiu nada disso.
Ela nunca se ligou muito em bonecas, brincadeirinhas de menina e agora, deu pra namorar... Isso mesmo, namorar com 12 anos...
Gente, eu com 12 anos, ainda brincava de boneca. Socorro!

Hoje, os adultos implicam quando uma criança, tenta ser criança.
Será que a culpa foi nossa?
Será que destruímos a infância?


Muitas vezes, na minha família mesmo, escuto os adultos chamando as crianças de bobas, só porque ela estão agindo como crianças... Pô! Elas são crianças, ok? Ou, pelo menos tentam ser.

A gente não incentiva elas a brincarem, pintarem, correrem na rua brincando com os amiguinhos...
A gente não conta mais histórinhas como as da Chapéuzinho Vermelho ou Batman...
A gente não atiça a imaginação delas, inventando histórinhas ou fazendo elas mesmas inventarem as suas.


Hoje não existe mais algo direcionado as crianças como antigamente...
Hoje é tudo na base do lucro e não de apoiar elas a serem crianças.

Sinto saudades do Tom e Jerry, Branca de Neve e Cinderela...
Sinto saudades de quando me achava uma princesa ou queria ser loira pra ser paquita da Xuxa...
Sinto saudades das brincadeiras, dos amiguinhos, da hora do recreio da escola, das festinhas em que nos fantasiávamos...
Sinto saudades de um mundo onde tudo era mais colorido e divertido.
Onde o faz de conta, se tornava real para mim.
Onde meu coração se enchia de coisas lindas e boas histórias pra relembrar.

Afinal, cadê as crianças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário